domingo, 7 de junho de 2009

Assuntos da última Assembléia: Repressão em todas as suas formas - Parte I

Nesse momento de mobilizações o enfoque primordial é a repressão. Este ano as lutas dos funcionários da USP, da UNESP e da UNICAMP - as três universidades estaduais paulistas - não estão focados na pauta salarial, estão focados na readmissão de Brandão e nas diversas sindicâncias contra os funcionários e estudantes em geral que estão acontecendo principalmente na USP e UNESP. Essas sindicâncias têm origem em questões políticas elas vêm da mobilização de 2007, contra os decretos do governo estadual, e vêm com o intuito de atacar os "responsáveis" pelas greves e ocupações que houve naquele ano, ou seja, essas sindicâncias são iniciativas para minar o Movimento das estaduais paulistas através do exemplo: "pega-se a cabeça" de um, se expõem essa "cabeça" em praça pública e se constrói a política do medo.

Mas não é só através de sindicâncias que se constrói a política do medo. Nos "espaços de decisão (deliberação)" da Universidade também a uma política de restringir o poder de voz e de voto dos estudantes e dos funcionários através da proporcionalidade de 70% de peso para os votos dos professores e 15% de peso para os votos tanto de estudantes, quanto de funcionários. O que isso significa?
Significa que na eleição para Reitor, Diretor, Chefe de Departamento, Coordenador de Curso e outros postos a quantidade de votos dos professores (minoria) é multiplicada por 0,7, enquanto os votos dos estudantes e dos funcionários são multiplicados por 0,15. É isso que muitos professores, se não quase todos, dizem que é Democracia na Universidade Pública. Essa proporcionalidade também faz com que o número de representantes de cada categoria seja restrito dentro dos órgãos de decisão das universidades (os órgãos colegiados). Por exemplo na Congregação da Faculdade de Ciências que possuí 28 membros, mas desses 28, 22 são professores e apenas 6 são estudantes e funcionários (3 representantes para cada categoria). Essas são as formas de repressão administrativa, que também são uma forma de repressão.

Será que é isso que nós estudantes queremos, que o nosso poder de voz, de voto e de se manifestar seja restrito como se fomos pessoas inferiores? E os servidores também devem ser tratados assim, como pessoas inferiores? Certamente que não, porque nenhuma pessoa tem mais valor que outra por causa de um cargo!
Vamos nos manifestar contra a repressão, ampliar as lutas não só é uma idéia, como uma necessidade!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

RETORNO DO BRANDAO ESTUPRADOR????

http://www.sof.org.br/noticias/59.htm

SÓ VOCES MESMO!

Anônimo disse...

essa merda dnv? o Brandão deve ter te estuprado...