terça-feira, 19 de maio de 2009

Enquanto isso... no Conselho Universitário...

Pessoal, tudo bom?
No último CO, Conselho Universitário, maior instância de deliberação da esfera insitucional da Unesp, o aluno Adriano, representante de Prudente no Conselho, proferiu a seguinte fala. Achei muito boa, e vou colar aqui pra que vocês vejam algo que deu certo. Os diretores ficaram putos e isso incomodou muito. Temos é que denunciar o que vem ocorrendo nos campi.
Acompanhem...

.
..
...

“Eu queria utilizar a minha fala para parebenizar alguns conselheiros.

Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar o diretor de Presidente Prudente pela excelente demonstração de como se deve tratar os estudantes carentes que entram na universidade: a receita do Prof João Fernando é bm simples e pode ser utilizada pelos demais diretores:

Primeiro você promete aos estudantes a construção de um restaurante universitário, leva por 2 anos os alunos em banho-maria e não constrói o restaurante; depois você retira 35 auxilios-alugueis do campus, mesmo sabendo que vc é diretor de um dos campi mais carentes da UNESP, alem disso você estabelece o beneficio-único: ou você dorme ou você come; ah, e não se esqueça de censurar a distribuição do jornal informativo dos estudantes. Por fim, a sacada de mestre, mesmo após os estudantes tentarem infrutíferos diálogos com você, se por acaso eles ocuparem a sua direção, não pense duas vezes, chame logo a policia para reintegração de posse, afinal, policia é pra estudantes, não é! Ainda por cima abra sindicância pro maior numero possível de alunos, no caso de Prudente foram 9!!

A ultima vez que um diretor deu um exemplo como este de como se deve gerir um Instituto da UNESP, foi m 2007 em Araraquara, por isso, meus parabens Prof. João Fernando.

Outros que eu gostaria de parabenizar eram os diretores do campus de Bauru pela sindicância aberta a 5 membros do Diretório Acadêmico pela realização de uma atividade de confraternização no campus.

Os diretores de Bauru seguem a risca os passos de um educador da UNESP: primeiro você proíbe tudo o que puder proibir: proíbe os estudantes de permanecerem no campus após as 23:00, proíbe o consumo de álcool; proíbe eventos artísticos e culturais, eventos de caráter integrativo, proíbe atividades de recepção e proíbe espaços de sociabilização; joga as responsabilidades da proibição nas portarias da reitoria, não faz nada para modificá-las e depois reivindica democratização de gestão – ironia ou hipocrisia?

Em segundo lugar, alem de educar através de proibições, impedindo que o educando alcance a autonomia, você pune aqueles que não acatam as proibições. É uma variação do método de Skiner de ensinar: o estimulo resposta. Você impede o aluno de adquirir autonomia, caso ele tente, você dá um choque nele até Lee aprender que não pode.

Por essa maneira inovadora de educar, meus parabéns aos diretores de Bauru!

Isso sem contar claro, com a tentativa de boicotar o Conselho de Entidades Estudantis, impedindo que os estudantes, membros de 11 campi diferentes da UNESP, pernoitassem na sede do Diretorio Acadêmico, os expondo a perigos e insegurança de ter que percorrer 7 Km a pé até o clube da Policia militar!

Ao diretor de Rio Claro meus pparabens também pela sindicância aberta a dois alunos por causa da realização de uma atividade de confraternização no campus.

Para concluir, nem nas ultimas greves se viu tamanho numero de sindicâncias abertas contra estudantes quanto no começo desse ano. E se omitir com relação a isso é também compactuar. Por isso, os parabéns aos membros desse colegiado por verem os claros sinais de perseguição nos campi da UNESp com relação aos estudantes funcionários e docentes , no caso de Registro, e preferirem fechar os olhos. A vocês, conselheiros, uma salva de palmas!!!”



e:

Eu destaquei esse item basicamente por três incoerências que o convenio apresenta.

Acredito também que essas incoerências ocorram porque na Comissão que analisa convênios tem exclusivamente docentes e funcionários, e faz com que os convênios que tratam de relações estudantis sejam avaliados superfluamente!

A primeira incoerência vem do fato deo convenio ser uma parceria publico-privada, o que demonstra que etsa faltando uma política por parte da reitoria em cobrar d oEstado um aumento no repasse do ICMS para que todos os gastos públicos sejam arcados com dinheiro publico.

A segunda incoerência vem do fato de serem apenas 33 bolsas. Só em Prudente foram cortadas 35 bolsas auxilio-aluguel, em Rio Preto 64 estudantes carentes ficaram sem bolsas, sem contar a insuficiência das bolsas de auxilio nos demais campi. Então, a reitoria firma um convenio de 1,4 bolsa por campus com o banco santander, em troca de que o banco possa, 4 vezes ao ano, em todos os campi, montar s estandes, divulgar os seus serviços e angariar clientes: um shopping universitario!

Interessante que em Rio Preto, assim como em alguns outros campi da UNESP, há uma portaria do Sr. Diretor, que proíbe essas atividades nos corredores do Instituto, ou seja, aquela funcionaria que vendia tapioca e agradava toda a comunidade foi proibida, aquele estudante que expunha os seus trabalhos artesanais foi proibido, mas toda a semana os estudantes são abordados ora pelo Santander, ora pelo Nossa Caixa, ora pelo Banco Real, incomodando e constrangendo a comunidade acadêmica!

Conclusão, as portaria s tem dois pesos e duas medidas!

Por fim, a terceira incoerência é que, com tantos alunos socioeconomicamente carentes necessitando de bolsas, em momento algum no convenio é citado se o critério de concessão de bolsas será o socioeconômico!

Por todos esses motivos eu sugiro a não-firmação desse convênio entre a UNESP e o banco Santander!"


É isso aí, Adriano(vulgo "Porra")
A maioria do movimento estudantil se sentiu contemplada com a sua fala...

Abraço!

Nenhum comentário: