terça-feira, 26 de maio de 2009

Ato na Reitoria da Usp e Assembléia Geral dos Estudantes

Olá, unespianos.
Hoje, segunda-feira(25.05.09), em São Paulo, houve um ato dos funcionários, estudantes e docentes das três Universidades estaduais (USP, Unicamp e Unesp) em apoio à greve dos funcionários da Usp. Houve na reitoria da Usp também a reunião do Fórum das Seis com o Crueps (Conselho de Reitores da três estaduais). Nessa reunião seriam discutidos os pontos de pauta de reivindicação dos trabalhadores, sendo eles:

- Incorporação de R$200,00 (parcela fixa) no salário
- Reposição de 17% de salário, devido às perdas salariais desde 1989
- Readmissão do trabalhador Claudionor Brandão, ex-diretor sindical do SINTUSP, demitido por (in)justa causa por participar da greve e ocupação em 2007

O ato começou por volta das 13hs e contou com a presença de mais de 1000 pessoas, entre esses docentes, funcionários e alunos. Compareceram alunos da Unicamp e de alguns campus da Unesp, como Bauru, Marília, Franca, Rio Preto, Rio Claro e Ourinhos.

A reitora da Usp, Sueli Vilela, mostrou mais uma vez instransigência ao negar a presença do Brandão na reunião, além de barrar a participação do representante dos Andes e de só permitir que UM aluno de cada DCE subisse para a negociação.
Os manifestantes permaneceram o tempo todo com palavras de ordem e exigindo que o Brandão participasse.
Como isso não estava se dando, os manifestantes entraram em concordância de que deveriam ir para a entrada B do prédio da Reitoria, a entrada dos fundos, por onde os representantes da reunião estavam entrando.
Nesse momento houve uma certa tensão pois a palavra de ordem "Entra Brandão!" aclamada por todos durante cerca de 15 minutos, entrou em discordância com a instransigência da Reitoria. De forma espontânea, alguns manifestantes decidiram por ocupar a mesma.
Após algumas conversas, decidiu-se que os estudantes fariam uma Plenária das três estaduais do lado de fora do prédio. Por acharem que deveriam estar em acordo com os trabalhadores, os estudantes esperaram a reunião do comando de greve para decidir se iam ou não manter a ocupação. Dessa maneira, os trabalhadores acharam que ainda não era o momento de se fazer uma ocupação de fato. Vale lembrar que essa é ainda uma GREVE apenas dos servidores da USP. Nenhum outro setor tirou esse posicionamento! Por isso, agimos de acordo com a deliberação dos funcionários.

Também vale ressaltar que a negociação do Fórum das Seis com o Cruesp não avançou! Suspenderam a reunião sem que nada dela se tirasse!

Amanhã, terça-feira, a maioria dos campi da Unesp realizarão Assembléia Geral dos Estudantes para decidir que rumos deveremos tomar.
Temos toda uma pauta de reivindicação que vocês já devem saber de cor e sauteado. R.U, moradia (que já venceu o prazo e ainda não enviaram a documentação ao DEPRN) e a repressão. Na última Congregação da FC, o diretor Henrique Monteiro afirmou que SIM, que o processo de Sindicância será aberto de fato!

O indicativo da Assembléia de amanhã é a paralização das aulas na quinta-feira, com atividades durante todo o dia expondo a realidade que estavam vivendo, através de Grupos de Discussão, mesas-redondas, filmes etc.
Lembramos que amanhã os funcionários de Bauru também realizarão Assembléia para decidir sobre uma possível greve da Unesp daqui.

É mais do que nunca imprescindível que todos compareçam amanhã na Assembléia Geral dos Estudantes, que será na Sala 1, a partir das 17:30.


Sites que deram a notícia da Ocupação:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1167117-5604,00.html
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3785979-EI8139,00-Manifestantes+decidem+encerrar+ocupacao+da+reitoria+da+USP.html


Diego A. Santos
Dacel- Diretório Acadêmico César Lattes

6 comentários:

Anônimo disse...

si fufu!

Anônimo disse...

Por uma expressiva margem (120 a 70), na assembléia de hoje, votou-se contra a realização de paralização na próxima quinta!

Ronáldo disse...

Que lavada hein...=D

Anônimo disse...

Ahhh essa assembléia foi ridícula.
Ao começar que a não divulgação de uma assembléia pelo campus inteiro desqualifica-a e faz com que o movimento, que já está desarticulado, perca ainda mais a representatividade.
Depois quando se pôs em votação a paralização de quinta, houve uma tentativa de contagem fraudulenta de votos, procedido pelo fechamento de portas da sala 1, coisa que nunca ocorreu, ja que muitas das assembléias ocorreram no Guilhermão, onde isso não é possível (essa votação foi desconsiderada).
Após o fechamento AUTORITARIO das portas, houve a tentativa de parte da mesa e do movimento em colocar em discussão outa vez os questionamentos e explanações, coisa que não deveria ser feita já que o processo de votação ja tinha sido aberto, numa clara tentativa de esvaziar a assembleia.
Houve o questionamento de que não se foi ouvido ninguem falar o porque não haver paralazização, eu explico o porque ninguem nunca fala, como se viu com aquele coitado do 1 ano de engenharia que foi explanar seus pensamentos, ele foi rechaçado e ridicularizado pelo movimento e por parte da mesa. E esse é um dos motivo das pessoas ficarem fora da sala e entrarem só para votar, é a maneira, que diga-se de passagem é um DIREITO tambem, que eles tem de expressar a opinião deles sem ser ridicularizados e rechaçados publicamente.
Fora que nas dissertações vistas antes da votação havia uma manipulação dos fatos, era dito o que era de interesse do movimento para convencer as pessoas presentes para que havesse a paralização, muitas vezes com falacias.
Depois que a mesa se convenceu e não por em discussão tudo outra vez, foi votado pela não paralização nessa quinta por uma grande margem.

Anônimo disse...

é fácil criticar a divulgação da assembleia, dificil é ajudar a fazê-la né? as falácias na verdade são fatos: os funcionários da unesp estão reivindicando melhores salários e se mobilizaram! (coisa que os estudantes da unesp de Bauru não fazem e colocam a culpa na falta de articulação do movimento estudantil). Eles podem ter errado ao falar "fechem as portas", mas com certeza a intenção não era barrar a liberdade de expressão ou democracia, mas sim colocar ordem na votação. Tanto é que não tem nenhuma restrição pra quem vai à assembleia, vai quem quer, sempre foi assim. mas agora o pessoal tá abusando (tanto quem é contra e quem é favor) chegar no último minuto só atesta minha tese de que os alunos da unesp são uns alienados. Querendo ou não são esses caras do movimento que tão lá na cola do Henrique, dos diretores atrás da papelada burocrática de moradia e R.U. Queria ver quem ia ter perna e paciência pra fazer o que eles fazem!

Anônimo disse...

Só mais uma coisa: é PARALISAÇÃO, não PARALIZAÇÃO!!! As regras ortográficas mudaram, mas nem tanto!