sexta-feira, 17 de abril de 2009

Informes do ato de Bauru:
A mobilização p/ o ato começou as 15h. Foi realizada uma passeata, com cerca de 150 a 200 pessoas durante todo o percurso, que abrangeu todo o campus, utilizando palavras de ordem, percussão e chamando os alunos em aula para aderir ao ato.
Os pontos principais de reivindicação foram:
1-Permanência Estudantil plena:
-Construção imediata da moradia;
-Nenhum corte de bolsas;
-Construção imediata de um RU público.
2-Revogação da portaria do GAC que proíbe a permanência no campus após as 23h.
3-Nenhuma repressão aos estudantes, em específico, aos estudantes ameaçados de sindicância por causa da ativa de recepção dos calouros.
4-Nenhuma repressão aos estudantes mobilizados em Presidente Prudente e em outros campi.
A carta de reivindicações foi protocolada. A passeata culminou no prédio das diretorias da FC e da FAAC e exigiu-se uma postura definitiva dos diretores.
Quanto a permanência estudantil:
Depois de muita embromação exigiu-se um compromisso do presidente do campus de que se abra a licitação da moradia independente de qualquer justificativa técnica, e também que ele contata-se imediatamente o reitor, e cobra-se a abertura da licitação para esta sexta (17/04).
O Henrique, diretor da FC e presidente do campus, respondeu que enviaria um documento nesta sexta cobrando a moradia, contatou o reitor no momento do ato e marcou uma reunião, na quarta-feira 22/04, as 16h, na reitoria para discutir a questão do RU e das bolsas.
Quanto a questão de repressão:
O Henrique deixou claro que o processo para a sindicância vai correr normalmente começando pela comissão de apuração, demonstrando a vontade da direção de reprimir qualquer atividade política ou cultural no campus. Alegou que ainda não foi aberta nenhuma sindicância.
Sobre a portaria do GAC e a polícia militar no campus ele enrolou e não deu nenhuma resposta objetiva.
Após o ato foi realizada uma plenária na qual se deliberou por assembléia na próxima quinta, que fossem dois estudantes fiscalizar o envio do documento do Henrique para a reitoria, cobrando a moradia, e os nomes para a reunião de quarta na reitoria e construção de um ato em frente a reitoria no momento da reunião.
Nós levaremos oficialmente cerca de 20 estudantes por ônibus da direção e tentaremos levar mais pessoas com ônibus do Sintunesp.
Dentro disso foi discutido que seria interessante a participação de outros campi. Sendo assim nós fazemos essa proposta de que os campi mobilizados construam esse ato na reitoria juntamente com Bauru!!!
Um Ato por Permanência Estudantil e contra a Repressão na Universidade!!!

Nenhum comentário: