quinta-feira, 16 de abril de 2009

Carta aberta à toda comunidade acadêmica,

Bauru, 16 de abril de 2009.

Alunos, funcionários e docentes da Unesp - Bauru.
Vimos por meio desta informar a todos sobre os últimos acontecimentos relacionados a perseguição de estudantes por parte da direção do campus.

A aluna Beatriz Rangan, quarto ano de Pedagogia, foi convocada nessa quarta feira (15/04) para depor em três sindicâncias que a responsabilizam respectivamente por: (1) acampamento noturno no campus, (2) pelas 24 horas de atividades realizada no Programa de Integração dos Calouros da Unesp Bauru(PICU) e pela realização do Conselho de Entidades Estudantis da Unesp e Fatec (CEEUF) nos dias 04 e 05/04 neste mesmo campus.

Esta é uma demonstração clara de perseguição e repressão a estudantes por parte da direção.
Uma única estudante deve ser responsabilizada por uma atividade cultural promovida pelas organizações estudantis? Uma única aluna deve ser responsabilizada pelo uso de um espaço público para promoção de atividades de integração dos estudantes? Deve ser responsabilizada por um Conselho Estudantil que reuniu mais de 70 estudantes de diversos campi da Unesp e Fatec? Por que uma única estudante está sendo alvo de ataques?
O que mais nos intriga é que nenhuma dessas acusações que fazem à estudante se caracteriza como um crime ou uma contravenção penal. A aluna está claramente sendo perseguida simplesmente por fazer parte do movimento estudantil, de uma organização livre que busca na universidade um espaço democrático, gratuito, de qualidade, que promova a reflexão crítica da realidade e que tenha pessoas de todas as classes sociais.

O que de errado fizeram os estudantes nesses três eventos? Permanecer num espaço público agora é motivo para se instaurar processo administrativo de sindicância contra uma única estudante? Isso é passível de repressão? Esse ataques nos remetem aos tempos de ditadura militar, quando uma reunião de três pessoas numa esquina qualquer era justificativa para prisão e tortura. Em que ano estamos? 2009 ou 1969?

O Dacel - Diretório Acadêmico César Lattes da Faculdade de Ciências Unesp Bauru - vem com essa carta manifestar repúdio ao processo de repressão à estudante Beatriz Rangan, bem como a outros estudantes que estejam sofrendo qualquer tipo de perseguição dentro da Universidade. Queremos uma universidade em que a liberdade de expressão e ação seja respeitada. A universidade atual não está prezando pela democracia.

Vimos com o presente documento esclarecer a situação presente em que se encontra o movimento estudantil dentro dos espaços da universidade e manifestar nossa indignação frente aos ataques deferidos pela direção da mesma aos alunos.
Esperamos com este encontrar eco nos corredores da Unesp Bauru.
Que aqueles que também se indignam contra a repressão e tentativa de silenciar os estudantes, que se manifestem abertamente em nosso favor! Contamos com todos os seguimentos interessados em lutar ao nosso lado diante dessa lamentável situação.

Se a intenção desse processo de sindicância é nos deixar acuados, quietos, passivos, receio dizer que essa não será a nossa postura. Continuaremos defendendo a universidade realmente democrática, pública e de qualidade em que acreditamos. E prosseguiremos nos organizando e nos manifestando contra aquilo que fira os direitos dos estudantes!


Dacel - Diretório Acadêmico César Lattes da Faculdade de Ciências Unesp Bauru

2 comentários:

Anônimo disse...

O henrique é um bom companheiro!
O henrique é um bom companheiro!
O henrique é um bom companheiro!
Da POLICIA MILITAR!

Anônimo disse...

iuaauiahhi sensacional