terça-feira, 7 de abril de 2009

Grupo de discussão, quarta(08.04.09), em frente a Biblioteca!

Boa noite, unespianos.

Hoje, segunda-feira, tivemos o CEEUB em frente à biblioteca e fizemos um balanço do CEEUF realizado em nosso campus no último final-de-semana. Vou tentar pontuar o que de mais importante se tirou:


* Organizar um ato unificado em todos os campi da Unesp e Fatec no dia 16/04, apoiando nesse ato a ocupação do campus de Presidente Prudente

- Os alunos de Prudente, assim como nós em Bauru, vêm sofrendo uma série de ataques em relação a permanência estudantil. O corte de bolsas de assistência estudantil, a mudança nos critérios para se conseguir as bolsas e a não construção do Restaurante Universitário(como foi prometido e disponibilizada verba e por descaso da burocracia acadêmica a obra não se concretizou) foram os motivos que levaram os alunos de Prudente a ocupar a diretoria. A ocupação foi legitimada por uma Assembléia dos Estudantes com mais de 200 presentes que votaram favoráveis à ocupação.

- O ato a ser realizado no dia 16/04 também deve propor uma pauta de reivindicações locais. Cada campi irá fazer a sua pauta de acordo com as demandas específicas do campus.

- Um elemento que deverá constar na pauta de reivindicações de todos os campi é em relação à repressão que diversos alunos vêm sofrendo nas unidades da Unesp.
Em Bauru, 5 alunos poderão sofrer processo de sindicância por terem sido responsabilizados pela última festa no campus.

Em Araraquara, 20 estudantes estavam sob o risco de serem jubilados apenas por perderem a data da matrícula!

Rio Claro tem 2 estudantes sofrendo sindicância por defenderem a permanência de jovens da cidade no espaço dos estudantes. Em Prudente, a diretoria censurou o jornal do DA.

O campus novo de Franca foi entregue com várias câmeras espalhadas, passando por cima do acordo feito entre o ME e a diretoria, em 2007.

A polícia entrou no campus de Rio Preto e apreendeu instrumentos de
percussão e foi aberto processo civil contra os estudantes.

A repressão está se generalizando em toda Unesp. Os ataques estão vindo da reitoria e diretorias dos campi apenas porque os estudantes estão se mobilizando e defendendo a universidade pública, gratuita e de qualidade que acreditam ser a mais democrática.


* Realização de um próximo CEEUF na cidade de Rio Claro nos dias 16 e 17 de maio

- Tendo em vista a necessidade de ser realizar um CEEUF maior, com maior número de entidades e alunos, para se conseguir aumentar a mobilização dos discentes e dar força ao movimento estudantil da Unesp e Fatec, a plenária decidiu por definir a data para um próximo CEEUF, que será em Rio Claro no mês que vem.


Enfim, acho que esses dois pontos foram o que houve de mais concreto.

Com isso, chamamos os estudantes da Unesp Bauru a participarem do Grupo de Discussão que acontecerá quarta-feira(08.04) em frente á biblioteca, às 18hs.
Nesse dia pensaremos nas formas em que faremos a conscientização dos estudantes a respeito dessa realidade e de como se dará o ato do dia 16 de abril!!!!

PS: Não consegui colocar o Guia do Bixo feito pelo Dacel aqui no Blog. Nele constam algumas informações úteis, principalmente aos calouros, que não entendem muito do funcionamento da Universidade e ficam perdidos em meio a tanta siglas.

Aos que se interessarem, enviem e-mail para chapapedranosapato@gmail.com que eu envio o formato digital do Guia.

Abraços,
Até quarta-feira, unespianos!!!

Nenhum comentário: