sexta-feira, 18 de junho de 2010

Carta dos estudantes aos diretores do campus

Carta protocolada ontem para os diretores do campus, a respeito da demora nos processos de construção do RU e Moradia.


CARTA DOS ESTUDANTES AOS DIRETORES DO CAMPUS

O campus da UNESP de Bauru possui necessidades e reivindicações históricas. As questões de permanência estudantil sempre foram pautas freqüentes em diversos momentos de mobilização na história do nosso campus. Uma das reivindicações mais freqüentes é a moradia estudantil. Em 2003 houve um movimento bastante forte batizado de “Quero uma casa no campus”, que reivindicava esse ponto básico de qualquer projeto de permanência estudantil. Desde então, muitas outras tentativas foram feitas para que finalmente os alunos pudessem ter algo que lhes é de direito. Entretanto, a burocracia acadêmica sempre arrumou uma maneira de protelar a execução dos prazos, prometendo datas que não são cumpridas, alegando problemas, ora com licenças ambientais, ora com questões orçamentárias e a cada novo momento, sempre uma nova desculpa. Assim é também com a antiga reivindicação estudantil pelo Restaurante Universitário. Sempre que a burocracia é questionada sobre esse assunto, as informações são as mais diversas possíveis e as desculpas também. É reivindicação dos alunos que o R.U sirva refeições a preços acessíveis a alunos e funcionários e que atenda a demanda do campus tanto durante o dia, quanto durante o período noturno, uma vez que grande parte dos alunos freqüenta o campus nesse horário. Além disso, que o Restaurante não seja mais uma empresa terceirizada dentro do espaço público, mas que sua gestão seja feita por funcionários da própria UNESP, aumentando também o número de contratações.
As últimas promessas dadas pela burocracia é que ambas as obras devem sair ainda este ano. Porém, diante de um quadro histórico de desculpas e enganações, nós, os alunos, solicitamos um relatório oficial com todas as informações referentes aos processos da moradia e do restaurante universitário até o dia 24 de junho de 2010.
As entidades que assinam essa carta são DACEL (Diretório Acadêmico César Lattes), CAARTUN (Centro Acadêmico de Artes da Unesp), CAPSI (Centro Acadêmico de Psicologia), CACO (Centro Acadêmico de Computação), CAPF (Centro Acadêmico Paulo Freire).

Nenhum comentário: