terça-feira, 27 de abril de 2010

“NÓS NÃO SOMOS FLEXÍVEIS!”

“NÓS NÃO SOMOS FLEXÍVEIS!”

Foi com essas palavras que o Professor Jair Manfrinato (diretor da FEB e atual vice-presidente do GAC) deixou claro o modo com que o GAC lida com certas questões levantadas pelos alunos, em reunião feita no dia 16 de abril.
O assunto era a permanência no campus após o horário permitido (24h segundo uma Portaria do Grupo Administrativo do Campus - GAC) para eventos acadêmicos e culturais realizados por alunos. O pedido foi negado, obviamente.
Para defender sua posição, a diretoria utilizou diversos argumentos, ou melhor, diversos sofismas¹. Um deles, colocado pelo Professor Deganutti, é que os diretores são responsáveis por todos os alunos do campus, tanto dentro como fora da UNESP. (inclusive fora de Bauru!) Segundo ele, se um aluno for atropelado fora de Bauru, a UNESP pode até mesmo ser processada!
Alguns usaram justificativas mais convincentes, como: “Eu sou contra!” Por quê? “Porque eu sou contra!”. Como discutir com tão bons e elaborados argumentos?
Mas o principal motivo foi o fato de não haver uma boa infra-estrutura para que os alunos possam dormir no campus. Não há segurança nem condições de higiene. Pelo que entendemos, das 6h às 24h os alunos estão completamente seguros. Passou da meia-noite, algo acontece no campus e todos passam a correr grande perigo. Talvez sejam os escorpiões, uma vez mencionados pelo ex-diretor Henrique. Mas pra que tentar acabar com esses escorpiões? Afinal, eles só atacam após meia-noite, mesmo.
A vice-diretora da FC, Dagmar, quis colocar sua posição também. É claro que ela também não concordou com a idéia proposta por nós. Mas pelo menos ela foi muito gentil, ao falar quando uma aluna solicitou: “Posso só terminar o que eu estou falando?”, ela respondeu: “Não!”, e continuou sua fala, com sorrisos irônicos. E alguns dias depois, vejam vocês, ela solicitou a essa mesma aluna que os alunos se manifestassem pedindo para que a passarela que facilitaria o acesso à futura moradia e à praça de esportes fosse construída! Disse que os alunos de Educação Física serão prejudicados. E olhem que coincidência: ela é representante do Conselho de Departamento de Educação Física! Ela ainda disse que temos que nos unir, e não brigar².

¹ Sofisma = argumento aparentemente válido, mas na realidade não conclusivo e que supõe má fé por parte de quem o apresenta.

² Hipocrisia = Vício que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem. / Fingimento, falsidade


Um comentário:

BLOG DACEL disse...

essa dagmar ai é uma professora que na eleição da reitoria ficou levando seus alunos pra votar no candidato amilton, levou um monte alunos da educação física, praticamente obrigados