quinta-feira, 28 de outubro de 2010

E o I Ato Cultural foi assim...

Do Blog do Dacel: http://www.dacelunespbauru.blogspot.com/

I Ato Cultural da Unesp de Bauru
No último sábado, rolou aqui no campus da Unesp de Bauru o I Ato Cultural organizado pelo movimento estudantil. Teve a presença de cerca de 60 pessoas durante todo o dia o que nos pareceu qualitativo.

Começou com a presença dos funcionários na preparação dos espetinhos e deixando um som rolar pelo bosque por volta das 10h atraindo algumas pessoas para a movimentação que ocorria por ali. Aproveitando e agradecendo o apoio deles que é sempre bem vindo e agradecido!

O rango chegou às 12h30. Muita gente estava ali pro almoço, e agradecemos muito a colaboração de todos. Estava delicioso! Além do rango com arroz, vinagrete, maionese e farofa, os espetinhos oferecidos pelos funcionários, vendidos durante todo o evento, foi essencial para matar a fome.

A primeira oficina do dia foi a de stencil que durou umas boas horas e deixou o pátio dos DA's com cara nova, para aqueles que ajudaram, os sinceros parabéns. Ficou demais!

O campeonato de taco ocupou a tarde toda, e digo por mim, estou todo dolorido, descobri que estou mais velho do que imaginava. Mas não só eu como as pessoas que estavam presente se divertiram absurdos. Parabenizo a todos, e grande salva aos campeões, Alberto e Bruno.

Ao mesmo tempo na sala 1 a oficina de economia solidária gerou discussões e esclarecimentos a partir do vídeo que o pessoal da INCOP (http://twitter.com/incop_bauru) organizou e que deu início à feira de trocas em frente à biblioteca.

Logo em seguida o campeonato de taco acabou e a oficina de malabares começou com o pessoal equilibrando bola de contato na cabeça, no braço... Sem contar que rolou de maneira espontânea uma brincadeira de "bobinho" com umas raladas no joelho e muitas risadas.

A oficina de cacuriá que infelizmente teve pouco tempo para acontecer foi bacana e todos tiveram a oportunidade de começar a conhecer essa dança maranhense.

E para sossegar antes da banda, iniciamos umas partidas de truco. As 8 duplas formadas disputaram tento a tento, e os vencedores só saíram quando a banda Pé de Macaco já rolava lá no pátio dos DA's num clima que lembrou festa de rep fechando o I Ato Cultural que foi tão frutífero e que mostrou que a Universidade é mais do que uma escola. E que nós, estudantes, somos mais do que vândalos.

Passamos o dia nos divertindo e aproveitando o espaço do campus da melhor forma possível, aprendendo várias coisas, conhecendo pessoas,.. Pena que a banda não pôde durar mais. Lá pelas 22h30min, o já conhecido por nós Diretor de Serviços da DSAA (Diretoria de Serviços e Atividades Auxiliares), Marco Antonio de Oliveira, começou a rondar o pátio dos DA's e a sala do DACEL que tinha muita comida e refrigerante que sobraram, guardados, e a tirar fotos de algumas placas de carro.

Alguns membros da organização foram conversar com ele e vimos, novamente, que a intenção da diretoria é nitidamente não deixar que estejamos nesse espaço. O Diretor de Serviços, como já outrora fizera, desrespeitou as atitudes dos estudantes, e tentou por fim a uma atividade cultural legítima e de interesse dos estudantes.

Bom, esse I Ato Cultural acabou cedo, mas deixou boas lembranças e ótimas experiências. Espero que o próximo tenha a consideração da diretoria e que eles entendam que nós estudantes não somos vândalos e nem crianças, sabemos nos cuidar e cuidar do que é nosso. Porque o campus é nosso e merecemos estar nesse espaço, não só nós, mas toda a população em geral merece estar num espaço público!

Nenhum comentário: