terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Restaurante e Moradia podem sair em 2010!

Pessoal, é o seguinte:
nas últimas semanas algumas entidades estudantis de nosso campus vêm se reunindo com o GAC(Grupo Administrativo do Campus) para tratar de alguns temas, em particular a questão da moradia e do R.U.
O Kpta, estudante do último ano de Psicologia, fez um resumo das últimas reuniões e eu postarei aqui para que todos possam tomar conhecimento.

Segue relato abaixo

Reunião dia 27-11-2009.


Pra início de conversa, vou relatar aqui uma reunião que aconteceu no dia 27/11/2009 com os diretores da Faac, Fc e Feb e alguns alunos e representantes do Dacel e Capsi.

Essa reunião foi convocada pelos estudantes, por meio deste documento, e teve com pauta a construção do R.U., Moradia e Carteirinhas do Banco Real.

A reunião foi conduzida pelo professor Deganuti que foi apresentando uma conversa na semana anterior em que os três diretores tiveram com o reitor, nessa reunião os GAC levou a proposta de obras de todo o campus, abaixo as listo e já com a resposta do reitor:

1 . Ampliação da Rede Elétrica. Para continuar a expansão física do campus é necessário uma ampliação da rede, que já está sobrecarregada. Disseram que o reitor com uma verba MEC/SESU irá fazer essa adequação já em Janeiro.

2. Asfalto. São 3 etapas que totalizam R$600.000,00, uma já foi feita, faltam duas. A reitoria e APLO (Planejamento e Obras) irão analisar.

3. Moradia. Já aprovada, mas tem trâmites específicos, são dois blocos, um de verba da reitoria e outro de verba MEC/SESU, portanto são dois editais e duas obras, a papelada do MEC em Brasília já foi resolvida e está pronta para ser licitada, a parte da reitoria ainda precisa ser analisada.

O GAC conversou com o prefeito Rodrigo para ceder um espaço para a moradia, atualmente o local destinado é em frente à ASSUNEB e Praça de Esportes, lá depois das rotatórias, mas o GAC pediu o espaço entre o campus e o SAMU para construção da moradia, o prefeito pareceu interessado, pois dessa forma seria preservado a área de cerrado que seria desmatada, e a moradia ficaria num local muito mais acessível, mas precisa passar pela aprovação da Câmara dos vereadores.

4. Restaurante Universitário. O planta baixa do restaurante estava aberta sobre a mesa, é um prédio grande, com uma área de refeitório de 430m2, com capacidade pra 408 pessoas sentadas, com a capacidade de 2 mil refeições por dia.

O funcionamento do restaurante (terceirizado, público ou outros, é de autonomia do campus e vai ser discutido quando a obra já estiver ocorrendo), mas a previsão da refeição é em torno de R$2,75.

A realidade da construção ainda não sabemos.

5. Guilhermão. Existe um projeto para reforma do Guilhermão, o projeto está OK e enviado à APLO.

6. Central de Salas de Aula. Como já denunciado pelo Capsi em novembro de 2009 (WWW.fc.unesp.br/capsi/chuva/) , a Central de Salas tem problemas com as calhas, e esse ano sofreu novamente com as chuvas tendo grandes infiltrações nas salas e anfiteatro, foi feito o pedido de uma verba emergencial para reforma de todo o conjunto.


Os diretores disseram que tudo isso fora apresentado para o reitor e ele daria uma resposta à tudo em reunião no dia 02 de dezembro de 2009.

Contaram outros detalhes da reunião, como por exemplo, que todos os pedidos de obras das 33 unidades da Unesp para os próximos 03 anos somam 330 milhões de reais, já o reitor disse que não há a possibilidade de cumprir tudo isso, liberando 120 milhões, em torno de 40 mi por ano.

De maneira resumida isso foi o que nos apresentaram no dia 27/11 e que as palavras finais seriam tomadas no dia 02 com o reitor e posteriormente referendadas no C.O. (Conselho Universitário – órgão máximo de decisões da Unesp) no dia 10/12.

Sobre as carteirinhas do Banco Real, o prof Deganutti disse que a congregação da FAAC as rejeitou e que as da FC e FEB não votaram por não existir uma proposta formal do banco, portanto nos preparemos porque, uma nova proposta ainda virá.


Reunião dia 07/12/2009


Presentes: Prof Deganutti, estudantes de psico, representantes do DACEL, CAPSI e CACOFF.

Essa reunião foi convocada pelo prof Deganutti para apresentar os resultados da reunião no dia 02 com o reitor.

Nos apresentou oficialmente o compromisso da Reitoria e APLO com obras para o GAC Bauru para os anos de 2010 a 2012, depois comentou informalmente as obras para cada unidade.

Nesse documento temos como compromissos para 2010:

Moradia Estudantil Bloco 1 – MECSESU (programa da verba)

Moradia Estudantil Bloco 2 – Permanência Estudantil

Restaurante Universitário – Permanência Estudantil

Readequação da rede elétrica – MECSESU

Quadra poliesportiva – Infraestrutura

Asfalto etapas 2 e 3. - Infraestrutura

Para 2011:

Construção da Central de Salas de Aula Bloco III – Novas edificações

Portanto as obras do RU e Moradia podem se tornar realidade já em 2010!

Mas, vamos por partes…

A moradia bloco 1 e readequação elétrica terão editais abertos pela reitoria e já podem ser realizados, os outros todos são compromissos para o GAC Bauru, portanto é de responsabilidade do campus administrar todo o processo licitário dessas obras. Tais compromissos serão recebidos pelo campus em 2010 e serão administrados pela seção de Compras do GAC.

O que isso significa, que uma batalha foi vencida, existe todo o chão pronto para as obras, agora a luta estudantil deve se pautar para a agilidade e transparência desses processos, não podemos deixar os papéis ficarem sobre as mesas precisamos lutar!

Sobre o que ainda não saiu, ainda não há resposta para o pedido de verba para reparo emergencial das calhas da Central de Salas I e II, o projeto da biblioteca também foi negado, o projeto enviado era de um prédio de 3 andares que custaria cerca de 8 milhões de reais, o reitor disse que não há a possibilidade disso e que deveria refazer o projeto e baixar o custo, agora está sendo analisada a possibilidade de 2 centrais de bibliotecas térreas.

3 comentários:

Alice Pinha Wakai disse...

Fontes que estavam na sala do Deganutti disseram que ele mostrou as pautas de planejamento pra 2010 e entre elas estavam a moradia e o RU, disseram que ele disse: "Olha só! Conquistas da administração!"

Unknown disse...

Passeando pela net e encontrei esse Blog, gostei muito, fico feliz pelo que li a respeito do R.U e Moradia, espero que não fique mais uma vez na promessa...

André Estrada disse...

Bom galera pra informação, reportagens da última terça-feira no Bom Dia:

Reportagem 1

Reportagem 2

Reportem 3

E hoje o GAC soltou uma comunicado (nº 014/2009) que fala sobre as obras!

Vamo ver se sai mesmo!